EXPOTAI PROMOVE CONVIVÊNCIA, REÚNE A COMUNIDADE E COLOCA EM DEBATE O CONCEITO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO 

WhatsApp Image 2017-08-26 at 18.59.06.jpeg

A primeira edição da Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, chegou ao fim no último domingo (27). O evento, promovido pela Faders Acessibilidade e Inclusão e parceiros, ocorreu no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre, e contou com a presença de instituições de ensino, empresas, entidades e associações, além de amplas atividades paradesportivas, culturais, palestras e oficinas. Na abertura, o destaque foi a presença do músico Dante Ramon Ledesma.

 

A ExpoTAI fez parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2017, que se encerrou na última segunda-feira (28). Ao longo dos três dias, a exposição apresentou produtos, tecnologias e serviços que facilitam a rotina das pessoas com deficiência.

 

21077345_265192483975367_2461678359111538761_n.jpg

 

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, afirmou que 'a ExpoTAI foi um grande momento de participação e convivência, buscando o crescimento do conceito da acessibilidade e da inclusão dentro da sociedade gaúcha, além de apresentar novas tecnologias que visam aumentar a autonomia das pessoas com deficiência'.

 

A primeira edição da ExpoTAI também abrigou o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que visa estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. Em 2017 o evento foi seletiva para a formação da equipe que irá representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, entre os dias 20 e 25 de novembro em São Paulo.

EXPOTAI TEM SEU ÚLTIMO DIA NESTE DOMINGO

foto (7).jpg

A primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, terá seu último dia de programação neste domingo (27). Ao longo do dia, diversas atividades culturais e paradesportivas ocorrerão, além de palestras e oficinas sobre temas como altas habilidades, gestão e ensino a distância para pessoas com deficiência. A exposição também conta com estandes de universidades, associações e empresas, que apresentam ao público seus trabalhos desenvolvidos na área da tecnologia assistiva e da inclusão.

 

A ExpoTAI ocorre no Vida Centro Humanístico, Avenida Baltazar de Oliveira García, 2132, na zona norte de Porto Alegre, e é promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão.

FADERS ENTREGA LIVROS EM BRAILLE DURANTE A EXPOTAI

Braille 1.jpg
Braille 2.jpg

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, entregou nas mãos da diretora executiva do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira, o código do Consumidor e o livro com endereço de todas as sedes da entidade pelo Rio Grande do Sul em uma versão em braille. Segundo a diretora, a medida 'visa possibilitar a inclusão e o acesso a informação para todas as pessoas'. A entrega foi realizada no estande da fundação na primeira Exposição de Tecnologia e Inclusão, a ExpoTAI. Ao total, 50 exemplares foram repassados ao Procon-RS.

 

Na ocasião, Bakof também entregou para a diretora do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI), Sabrina Pavani, um livro em braille sobre o assédio moral.

 

A solenidade contou com a presença do representante da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Moisés Bauer, e do representante da Rádio Opinião, Francis Guimarães.

EXPOTAI SEGUE COM ATIVIDADES NESTE DOMINGO

 

Alguns registros deste sábado na 1° Expotai que ocorre até amanhã em Porto Alegre.Venha prestigiar...a partir das 09 horas no Vida Centro Humanístico em Porto Alegre!

Com apresentação do músico Dante Ramon Ledesma, 1ª ExpoTAI é oficialmente aberta pelo presidente da Faders Roque Bakof

foto (1).jpg

25/08/2017

A primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão está oficialmente aberta. A cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (25), iniciou com uma bela apresentação artística da APAE de Esteio. Posteriormente, foi a vez do músico Dante Ramon Ledesma subir ao palco para cantar grandes sucessos de sua carreira.

 

 

DSC05891.JPG

O músico, acompanhado do filho Maximiliano Ledesma e do amigo Paulo Santos, contagiou o público presente. Durante o show, Dante deixou um recado para todos. “Nunca deixem a dor ou um desafio serem maiores que a fé de vocês”, afirmou. 


Após as apresentações, o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, discursou sobre a importância da ExpoTAI para o povo gaúcho. “Nosso objetivo é gerar convivência e troca de conhecimentos entre associações, pessoas com deficiência, instituições de ensino e público em geral. Queremos apresentar para a sociedade o que está sendo feito na área da tecnologia assistiva. Ao longo da ExpoTAI, conjugaremos juntamente com o paradesporto, com a realização do Paracergs. Durante os próximos três dias vamos fortalecer o conceito da acessibilidade e inclusão e passar essa mensagem para a população gaúcha”, disse Bakof.

O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Rotechild Prestes, destacou que a ExpoTAI 'será o momento de dialogar e trocar ideias para tornar o Rio Grande do Sul um lugar mais acessível e inclusivo'. Já o representante da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Moisés Bauer, comentou a relevância do fortalecimento do paradesporto, 'que é um movimento de autonomia para todas as pessoas com deficiência'. 

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Darci Lauermann, celebrou a realização da ExpoTAI. “É importante que as pessoas possam ver e sentir as tecnologias que aqui serão expostas. Este evento contará com um alcance social e de conscientização para toda a sociedade gaúcha”, disse.

A primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, segue até o próximo domingo (27), entre as 9h e as 19h, no Vida Centro Humanístico, zona norte de Porto Alegre. 
 



Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão