Hoje foi dia de prestigiar a ExpoTAI

(Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão)

21150388_1630748086938300_5062325616139491124_n.jpg

Atividade que faz parte das programações da Semana da Pessoa com Deficiência! Parabéns a direção da Faders Acessibilidade Inclusão, especialmente no nome do presidente Roque Bakof, diretora técnica Marilu Mourao Pereira e diretor administrativo Romário Cruz e todos os colegas servidores que estão empenhados na organização e execução da Exposição! Um marco para nosso Estado, especialmente porque, além das instituições educacionais que produzem conhecimento, estavam lá as entidades da sociedade civil, as empresas, os órgãos públicos, conselhos de direitos e especialmente, as próprias pessoas com deficiência, razão prioritária de um evento com esta dimensão. Um lugar de encontro, aprendizado, reflexões e de visibilidade a esta pauta, o que é tão necessário nos dias de hoje! Fiquei feliz em encontrar alguns amigos e parceiros, bem como poder ver resultados positivos de algumas lutas as quais nos dedicamos ao longo dos últimos anos! Volto para Mostardas com novas e ideias e algumas parcerias alinhadas para fortalecer nossas ações locais! Cabe destacar que envidamos esforços para que a Prefeitura disponibilizasse um veículo para que parte da equipe da Apae Mostardas pudesse estar presente no dia de ontem! Vida longa a ExpoTAI! Que seja mais um espaço nos ajudando a combater o preconceito e a discriminação e promovendo EDUCAÇÃO para a acessibilidade e inclusão de todas as pessoas...

 

Secretário de Planejamento e Meio ambiente na empresa Prefeitura de Mostardas

Jorge Amaro
#ExpoTAI
#Acessibilidade
#Inclusão

FADERS E UERGS DIALOGAM SOBRE PARTICIPAÇÃO NA EXPOTAI

20638506_256779771483305_7067542737768827273_n.jpg

A diretora técnica da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marilu Mourão Pereira, e a técnica Jaqueline Rosa estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira (03) com as representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Sandra Bissoni e Elis Regina Poncio.

 

O encontro tratou das possibilidades de participação da Universidade ao longo da programação da ExpoTAI, que será realizada pela Faders Acessibilidade e Inclusão entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico. Durante a realização do evento, as universidades poderão apresentar trabalhos e pesquisas referentes a área da tecnologia assistiva.

EXPOTAI CONTARÁ COM APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA

20620834_256774978150451_6792976003135768332_n.jpg

A programação da primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, segue sendo construída. Nesta quinta-feira (03), o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, e a diretora técnica da fundação, Marilu Mourão Pereira, receberam a diretora do Instituto Social Pertence, Sara Zinger; a representante do Instituto Autismo & Vida, Vivian Missaglia; e o coordenador técnico de esporte e lazer da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), Fábio Azeredo. Em pauta, a organização da participação das entidades dentro da ExpoTAI.

 

Durante o encontro as partes dialogaram sobre possíveis oficinas e atrações culturais para o evento. A APABB, por sua vez, confirmou que oferecerá apresentações de capoeira. O presidente da Faders, Roque Bakof, destacou a importância do alcance que a exposição vem ganhando. “A ExpoTAI será um grande evento. O governo já entendeu a relevância da exposição, que vai ser um período de convivência onde poderemos identificar gargalos e soluções. Esses três dias e a presença das pessoas de todo o estado dará uma grande abrangência ao evento, viabilizando a propagação de ideias e conceitos para todo o Rio Grande do Sul”, disse.

 

A ExpoTAI é uma exposição de tecnologia assistiva e inclusão, promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão. O evento, que ocorrerá no Vida Centro Humanístico entre os dias 25 e 27 de agosto, reunirá expositores, entre estes estabelecimentos de ensino, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas realizados por alunos e professores. Além disso, será reservada uma área para que entidades e associações que atuam com acessibilidade e inclusão possam apresentar seus trabalhos.

PRIMEIRO CTG INCLUSIVO ESTARÁ NA EXPOTAI

20637811_256786674815948_4731756154472555761_n.jpg

O Rio Grande do Sul é um estado reconhecido por suas tradições e culturas. Entre elas estão os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), entidades tradicionalistas que cultivam os costumes do estado, através de atividades associativas e recreativas. Sendo assim, a cultura tradicionalista não poderia ficar de fora da primeira edição da Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, em Porto Alegre.

 

Em reunião na sede da fundação nesta quinta-feira (03), o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, e o patrão do CTG Pousada da Figueira, João Guterres, ajustaram detalhes para a participação do centro na ExpoTAI. O encontro ainda contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Liza Cenci, e do representante do departamento de bocha do CTG Pousada da Figueira, Luciano Ávila.

 

O CTG Pousada da Figueira é o primeiro com a acessibilidade no estado, contendo rampas, estacionamento e banheiro adaptado. O espaço tem a proposta de trabalhar com a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida na vida campeira e nas atividades culturais. O presidente da Faders, Roque Bakof, elogiou o trabalho feito no local, destacando a sua participação na ExpoTAI. “Valorizamos o trabalho realizado pelo CTG Pousada da Figueira buscando a acessibilidade e a inclusão. A presença na ExpoTAI possibilitará um espaço de acolhimento e convivência das pessoas com deficiência e do público em geral com a cultura tradicionalista gaúcha”, disse Bakof.

EXPOTAI NA MÍDIA

20622176_256791771482105_6352499039485803481_n.jpg

A primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico. O evento, promovido pela Faders Acessibilidade e Inclusão, está sendo divulgado por diversos meios de comunicação.

 

Confira as reportagens dos sites:

 

Site Consumidor RS

http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=48678

 

Site Diário da Cidade
http://www.diariodacidade.com.br/porto-alegre-recebe-1a-exposicao-de-tecnologia-assistiva-e-inclusao/

 

Site Jornal da Capital
http://www.jornaldacapital.com.br/v1/porto-alegre-recebe-a-1a-exposicao-de-tecnologia-assistiva-e-inclusao/

 

Site POA CULT
https://www.poacult.com.br/single-post/2017/08/03/Porto-Alegre-recebe-a-1%C2%AA-Exposi%C3%A7%C3%A3o-de-Tecnologia-Assistiva-e-Inclus%C3%A3o

20620894_1959146977688554_6510250754751127386_n.jpg

O Jornal do Sudeste, de Encruzilhada do Sul, destacou na sua edição do dia 2 de agosto a realização da primeira Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI. O evento ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre. 

A edição ainda fala sobre a participação da Faders Acessibilidade e Inclusão, através das presenças do presidente Roque Bakof e do diretor administrativo Romário Cruz, em uma capacitação em Encruzilhada do Sul. No mesmo dia, o município ainda teve a reunião da Patrulha da Acessibilidade e Inclusão.

ÓTICAS DINIZ ESTARÃO NA EXPOTAI

As óticas Diniz serão uma das participantes da 1ª Exposição de Tecnologia e Inclusão, a ExpoTAI, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre. Na ocasião, a empresa contará com um estande onde irá apresentar e divulgar o seu trabalho para o público.

 

Com atuação no mercado brasileiro desde 1992, as Óticas Diniz representam, atualmente, a maior rede de varejo óptico nacional, com presença em todos os estados brasileiros e contando com mais de 900 lojas ao longo do território nacional.

 

A ExpoTAI é um evento que reunirá estabelecimentos de ensino, entidades, empresas e associações, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas. Além disso contará com áreas de convivência e atividades paradesportivas.

HYUNDAI SERÁ UM DOS DESTAQUES DA EXPOTAI 2017

e59a828e-f141-4aab-b51d-4298f840fc29.jpg

“Por considerar que esta é uma grande oportunidade de dialogar com as pessoas com deficiência e suas famílias, proposta principal da ExpoTAI, a Hyundai confirma sua participação na primeira exposição de tecnologia assistiva do Estado. E também acreditamos que o automóvel é um recurso importante para a mobilidade e autonomia das pessoas com deficiência, seja para o seu uso como motorista ou como passageiro”, destaca o gestor de vendas da Hyundai, Rodrigo Cunha.

 

A Hyundai será uma das participantes da 1ª Exposição de Tecnologia e Inclusão, a ExpoTAI, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer no estande da marca modelos adaptados para pessoas com deficiência.

 

O modelo HB20X será a principal atração do estande da montadora. O carro possui um estilo robusto e arrojado, com destaque para a ampla grade hexagonal e para as proteções da carroceria. As suspensões são reforçadas e elevadas. O público ainda terá a oportunidade de experimentar um test-drive com o modelo adaptado no local da feira.

 

Além disso, os participantes podem obter informações e orientações sobre o Hyundai Facilita, programa que auxilia pessoas com deficiência em todo o processo de aquisição de um carro zero quilômetro, o qual será apresentado na ExpoTAI pela consultora de vendas para PcD, Joviana Pinheiro.

DESENVOLVER INCLUSÃO ESTARÁ NA EXPOTAI

WhatsApp Image 2017-08-02 at 09.27.09.jpeg

A Gestora de Projetos Sociais, Márcia Cristina Figueiras Gonçalves, confirmou nesta tarde de 01.08 a participação da Consultoria Desenvolver Inclusão na Expotai.

A Desenvolver Inclusão que completa em 2017 seus 10 anos de atuação estará na Expotai apresentando suas ações afirmativas de inclusão com diversos cases de Sucesso, Segundo a Gestora Márcia : "Participar da Expotai é prestigiar uma iniciativa gaúcha a fim de mobilizar o mercado de inclusão, rever parceiros e fazer negócios! Estamos felizes por fazer parte !" Conheça em www.desenvolver-rs.com.br

INSTITUTO AUTISMO & VIDA CONFIRMA PRESENÇA NA EXPOTAI

Autoridades dialogam durante a reunião. Fim da descrição

O autismo será mais um dos temas abordados na 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto no Vida Centro Urbanístico, em Porto Alegre. Na tarde desta quarta-feira (26), a diretora técnica da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marilu Mourao Pereira, recebeu a presidente do Instituto Autismo & Vida, Ana Paula Dihl Kohlmann, e a vice-presidente Claudia Meyer.

No encontro, as partes dialogaram sobre a forma com que o instituto participará do evento. A intenção é que, além de um estande que possibilitará um diálogo com a população e disponibilizará informações e produtos, a organização exiba uma sessão de cinema inclusivo em uma das salas do Vida Centro Humanístico.

Também está sendo conversada sobre a possibilidade do Instituto Autismo & Vida realizar na ExpoTAI o encontro do Grupo para Irmãs e Irmãos de Pessoas com deficiência. O grupo tem o objetivo de oferecer um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento de vínculos entre irmãos e irmãs de pessoas com deficiência. Os encontros são mensais e informais, dando espaço aos participantes para compartilharem suas experiências e sentimentos.

O Instituto Autismo & Vida é uma Associação sem fins econômicos, que tem como missão promover o bem-estar das pessoas incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) por meio da disseminação da informação a pais, familiares, colaboradores e sociedade em geral, do apoio à produção de conhecimento e da defesa dos direitos da pessoa com autismo.

A ExpoTAI é uma exposição de tecnologia assistiva e inclusão, promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão. O evento reunirá expositores, entre estes estabelecimentos de ensino, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas realizados por alunos e professores. Além disso, será reservada uma área para que entidades e associações que atuam com acessibilidade e inclusão possam apresentar seus trabalhos.

FAÇA PARTE DA

 1ª EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DO RIO GRANDE DO SUL

FUTEBOL DE 5

SERÁ UM DOS TEMAS PARADESPORTIVOS DA EXPOTAI

 Presidente Roque Bakof e treinador Rafael Astrada lado a lado. Fim da descrição.

A 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, contará com a presença da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc). O evento, que será realizado entre os dias 25 e 27 de agosto no Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre, contará com um estande da entidade, que irá vendar o público para que estes tentem chutar uma bola e fazer um gol. O espaço ainda terá uma televisão passando imagens e vídeos de partidas da modalidade. Ao fim da ExpoTAI, uma camiseta de treino do time da Agafuc será sorteada.

 

O estande contará com o slogan “Venha fazer um gol como o melhor jogador do mundo de futebol de cegos”, em alusão ao atleta Ricardo Steinmetz Alves, o Ricardinho, que joga pela Agafuc e é considerado o melhor do mundo na modalidade. Durante a ExpoTAI, o treinador Rafael Astrada e profissionais da associação estarão a disposição para esclarecer dúvidas sobre o esporte. 

A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) foi fundada em 27 de novembro de 2010, com a proposta de qualificar e profissionalizar o processo de gestão do futebol de cinco para cegos, com foco no esporte de rendimento, promoção e divulgação deste junto às demais entidades de apoio aos cegos e portadores de deficiências visuais.

O time da Agafuc conta com um elenco estrelado, com craques da Seleção Brasileira e Argentina. É o atual campeão do Regional Sul de Futebol de 5, competição que venceu pela quinta vez ao derrotar na final a Acergs por 3 a 0.

EXPOTAI É TEMA DO PROGRAMA RIO GRANDE SOCIAL

No estúdio da Rádio Piratini, o presidente da Faders, Roque Bakof e a diretora técnica, Marilu Mourão Pereira, ambos sentados ao redor de uma mesa, tendo a sua frente o microfone. Fim da descrição

Sob o comando da jornalista Nara Sarmento, foi ao ar, na manhã desta segunda feira (24), a entrevista com o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof e a diretora técnica, Marilu Mourão Pereira, para o programa Rio Grande Social, da Rádio Piratini.

O assunto em pauta foi a 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI e o papel da Fundação para promover a inclusão no Estado.
Durante o bate papo, Bakof falou sobre a tecnologia para a inclusão, “A tecnologia assistiva, não só possibilita a vida das pessoas, como promove, exatamente, a inclusão e o Rio Grande do Sul ainda não viveu esta experiencia” . E também destacou a importância da 1º exposição, “A nossa ExpoTAI, ela trabalha uma proposta um pouco mais ampliada, não só, nós estamos propondo que sejam apresentadas tecnologias, mas nós estamos propondo três dias de convivência. E a convivência entre as pessoas com deficiência, as associações, os familiares das pessoas com deficiência, os profissionais da área da educação e saúde, gestores públicos e a sociedade como um todo.”

Ouça o programa na íntegra: http://www.rs.gov.br/radio?cod=262894

PROGRAMAÇÃO PARADESPORTIVA DA EXPOTAI

JÁ TEM ESPORTES CONFIRMADOS

Nadador paralímpico Gabriel Feiten segurando quatro medalhas. Ao fundo, piscina olímpica. Fim da descrição.

A programação paradespotiva da 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI, segue sendo construída e aos poucos vai ganhando forma. Nesta semana, dois esportes confirmaram a sua forma de participação no evento. São eles: bocha em cadeira de rodas e futebol de 5.

No futebol de 5, que ficará sob responsabilidade da Associação Gaúcha de Futebol para Cegos (Agafuc), a ideia principal do estande será vendar o público para que estes tentem chutar uma bola e fazer um gol. O espaço ainda contará com uma televisão, que passará imagens e vídeos da modalidade. Ao fim da ExpoTAI, uma camiseta de treino do time da Agafuc será sorteada.

 

Já para a bocha em cadeira de rodas a proposta é a realização de uma oficina aberta, onde serão apresentadas as regras aos jogadores, visando oportunizar para o público a experiência da modalidade.

Quem também confirmou presença na 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão foi a Associação de Portadores de Deficiência Amigos e Familiares de Três Coroas (APDAF). No sábado, dia 26, o estande da entidade terá o nadador paralímpico Gabriel Feiten, juntamente com atletas de natação, atletismo, tiro esportivo, rafting e canoagem. Na ocasião, ambos irão dialogar e passar um pouco da sua experiência para o público.

 

A ExpoTAI é uma exposição de tecnologia assistiva e inclusão, promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão. O evento, que será realizado no Vida Centro Humanístico entre os dias 25 e 27 de agosto, reunirá expositores, entre estes estabelecimentos de ensino, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas realizados por alunos e professores. Além disso, será reservada uma área para que entidades e associações que atuam com acessibilidade e inclusão possam apresentar seus trabalhos.

BONÉ ULTRASSÔNICO

ESTARÁ EM DEMONSTRAÇÃO NA EXPOTAI

FADERS E FGTAS DIALOGAM SOBRE ORGANIZAÇÃO DA EXPOTAI

20106713_832712730212449_6123784012955695_n.jpg

O diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, recebeu o diretor-administrativo da FADERS, Romário Cruz, na manhã desta segunda-feira, 17 de julho.

A reunião ocorrida na sede da FGTAS abordou aspectos técnicos da 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI). O evento será promovido pela Faders, de 25 a 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico, espaço de cidadania da FGTAS. 

 

Contará, ainda, com espaço para expositores representantes de indústrias e prestadores de serviço na área de tecnologia assistiva, bem como para promotores e entidades e associações que atuam com acessibilidade e inclusão.
Haverá também apresentação de trabalhos e pesquisas de instituições de ensino.

Fonte: Comunicação FGTAS

 

PROGRAMAÇÃO DA 1ª EXPOTAI SEGUE SENDO CONSTRUÍDA

19959259_247887512372531_7373347696535847407_n.jpg

A diretora técnica da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marilu Mourao Pereira, e as técnicas Ana Flávia Beckel RigueiraAndréa Asti e Jaqueline Rosa estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira (13) com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do IPA. Além das universidades, também estiveram representados o Sesi, a Federação Desportiva dos Surdos, a Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria Estadual de Educação. 

O encontro tratou sobre as possibilidades de exposições e atividades que podem fazer parte da programação da ExpoTAI, que será realizada pela Faders entre os dias 25 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico. Durante a realização do evento, as universidades poderão apresentar trabalhos e pesquisas referentes a área da tecnologia assistiva. 

A reunião semanal ainda tratou, em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde e Educação, sobre um seminário que fará parte da programação da ExpoTAI. 

A ExpoTAI é uma exposição de tecnologia assistiva e inclusão, promovida pela Faders Acessibilidade e Inclusão. O evento reunirá expositores, entre estes estabelecimentos de ensino, que apresentarão resultados de trabalhos e pesquisas realizados por alunos e professores. Além disso, será reservada uma área para que entidades e associações que atuam com acessibilidade e inclusão possam apresentar seus trabalhos.

BONÉ ULTRASSÔNICO VIBRATÓRIO
SERÁ UMA DAS TECNOLOGIAS EXPOSTAS NA EXPOTAI

19959406_248014212359861_8931963899924339576_n.jpg

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, recebeu a visita do técnico em informática Fábio Gazzana na tarde desta sexta-feira (14). Na ocasião, Gazzana apresentou o boné ultrassônico vibratório, criado para auxiliar pessoas com deficiência visual. Além de um sensor de obstáculos, o boné conta com um dispositivo de bússola eletrônica, que ajuda na locomoção.

 

Bakof elogiou a criação do aparelho. “O boné ultrassônico vibratório ajuda a evitar batidas na região do tronco e da cabeça, onde muitas vezes as pessoas com deficiência visual que utilizam bengala acabam tendo esse tipo de colisão. Esse, junto com a maior autonomia, é um dos grandes ganhos proporcionados pelo boné”, afirmou.

 

Fábio Gazzana confirmou presença na ExpoTAI, exposição de tecnologia assistiva e inclusão que será promovida pela Faders nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Vida Centro Humanístico. Ele apresentará o boné ultrassônico vibratório para os participantes do evento, fazendo uma ampla amostragem sobre o equipamento.

EXPOTAI CONTARÁ COM

PROGRAMAÇÃO PARADESPORTIVA

19955894_246924442468838_1735553787544402798_o.jpg

Entre os dias 25 e 27 de agosto o Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre, sediará a 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI. O evento, promovido pela Faders Acessibilidade e Inclusão, fará parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2017.

Na manhã desta terça-feira (11), a Faders e entidades apoiadoras da exposição se reuniram no Centro Humanístico Vida para dialogar sobre a programação de atividades paradesportivas que será oferecida para a comunidade das pessoas com deficiência ao longo dos três dias da ExpoTAI. As partes destacaram a relevância do paradesporto como movimento para a inclusão e conversaram sobre a programação do evento. Posteriormente, as entidades presentes fizeram uma ampla amostragem sobre as ações praticadas e planejadas para os próximos meses.

Durante o encontro, o presidente da fundação, Roque Bakof, apresentou uma série de ideias que estão sendo pensadas para o evento. Além disso, ele abordou a importância de gerar convivência, um dos grandes objetivos da exposição. “Queremos voltar os olhos da sociedade gaúcha aqui para a ExpoTAI, buscando uma troca de conhecimentos entre a população e os expositores. Este será um grande momento de participação e convivência de todas as pessoas, no sentido de entender que o conceito de acessibilidade e inclusão diz respeito a um princípio de evolução civilizatória”, disse Bakof.

 

A técnica e representante do Núcleo Estadual do Paradesporto da Faders, Cláudia Alfama, passou o relato sobre a sua participação no 1º Seminário Internacional Paralímpico Escolar, realizado em São Paulo na última semana. Segundo ela, 'o Rio Grande do Sul está no caminho certo em relação ao incentivo e a prática do paradesporto'.

O representante da Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências (ASASEPODE), Guacir De Llano Bueno, elogiou a Faders Acessibilidade e Inclusão não só pela realização da ExpoTAI, mas também por estar organizando o paradesporto no estado. “Os eventos paradesportivos que serão realizados nesses três dias e a convivência entre os atletas e os dirigentes das associações serão um marco para o paradesporto gaúcho”, afirmou. Já o representante da Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (ADEFIL), Marquinho Lang, destacou que o esporte é uma das coisas que fazem a pessoa com deficiência mudar de vida e, por isso, merece atenção especial.

Também presente na reunião, o nadador paralímpico Gabriel Feiten se colocou a disposição para divulgar o evento e falar sobre a prática da natação, salientando que também é praticante de handbike.

Manifestaram o seu entusiasmo e firmaram participação na programação paradesportiva da ExpoTAI os representantes das seguintes entidades: Acergs; Agafuc; AGAAHSD; Apae Viamão; Associação Esporte+; Laqua-UCS; APDAF; Brigada Militar; e APABB.